Infraestrutura
Requalificação das avenidas sem data para terminar
Obras da Duque de Caxias, Juscelino e Domingos de Almeida também se tornam mais caras; valor total ultrapassa R$ 36,8 milhões
Jô Folha -
Quem aguarda para ver pronta a requalificação das avenidas Duque de Caxias, Domingos de Almeida e Juscelino Kubitschek, em Pelotas, terá de aguardar. De novo. A empresa MAC Engenharia Ltda ganhará mais três meses para concluir as obras, que já deveriam ter sido entregues no final do ano. E mais: o termo aditivo eleva os custos em quase R$ 2 milhões. Agora, as intervenções - viabilizadas através do PAC Mobilidade Urbana - irão ultrapassar os R$ 36,8 milhões.
A expectativa é de que a Juscelino Kubitschek de Oliveira seja a primeira das três a ser concluída - projeta o secretário de Planejamento e Gestão. Paulo Morales, inclusive, arrisca o prazo de final de abril para a duplicação ser oficialmente liberada ao trânsito, embora muitos condutores principalmente de motocicletas e de bicicletas já circulem pelo trecho novo.
O número reduzido de operários nos três locais, na manhã desta terça-feira (20), chamou a atenção.
Faz e refaz
Buracos, rachaduras e eventuais imperfeições identificados ao longo das três avenidas - como nas ciclovias - ainda poderão ser corrigidos na sequência de vistorias que irão anteceder a entrega das obras, como de praxe. O trabalho também fica, teoricamente, protegido pelo período de cinco anos.
Para isso, precisaria ficar comprovado que os problemas foram causados por má execução e, nestes casos, a empresa responsável desembolsa o valor dos reparos. Do contrário, se os defeitos surgirem por má uso da população ou em decorrência de acidentes, o Poder Público precisa arcar com o prejuízo.
Confira o andamento de cada uma delas
Avenida Juscelino deve ser a primeira das três a ser entregue à comunidade; iluminação com fiação subterrânea chama a atenção (Foto: Jô Folha)
Juscelino Kubitschek
- O que ainda falta: O capeamento asfáltico da pista antiga, a instalação de guarda-corpos nos pontilhões de acesso às ruas Cassiano do Nascimento e General Neto e a colocação de vidros nos abrigos de ônibus são algumas das principais medidas pendentes.
Quem circula semanalmente pelo local preocupa-se com a velocidade que veículos têm transitado no trecho recentemente duplicado e ainda fechado ao tráfego. "A gente fica até com medo que capotem e possam machucar alguém", admite o estudante Leonardo Rodrigues, 15, e segue as pedaladas rumo à casa do avô pela ciclovia.
- As melhorias: Será a primeira obra de Pelotas em que a iluminação pública contará com fiação subterrânea. Além da duplicação - entre a rotatória da avenida Ferreira Viana até a rua Barão de Butuí - e de intervenções no asfalto antigo, o projeto inclui novo sistema de drenagem, rede de esgoto, ciclovia, projetos de acessibilidade, sinalização e paisagismo.
O investimento inicial era de R$ 5.446.293,67. A necessidade de escavar a uma profundidade de 2,5 metros para preparar a base para nova pista foi a principal razão para elevar o custo. Do termo aditivo assinado agora com a prefeitura, R$ 1,4 milhão foram engolidos para suprir este imprevisto, já realizado pela MAC Engenharia - explica Paulo Morales.
Investimentos na Duque de Caxias chegam a R$ 19,5 milhões, mas não incluem melhorias nos canteiros (Foto: Jô Folha)
Duque de Caxias
- O que ainda falta: Acabamentos nos abrigos de ônibus e em calçadas, sinalização e retoques na ciclovia são alguns dos itens que precisam ser finalizados. O nivelamento dos canteiros, claro, também precisa ocorrer, para eliminar o péssimo visual na avenida.
O primeiro dos quatro trechos entregue à comunidade deve ser o compreendido entre a BR-392 e a avenida Cidade de Lisboa, agora duplicado.
- As melhorias: O projeto, orçado em R$ 19,5 milhões, prevê investimentos em toda a extensão da avenida incluindo a praça 20 de Setembro. Estão programados asfalto novo, sistema de acessibilidade, drenagem pluvial, rede de esgoto, iluminação, sinalização e ciclovia até a rua Professor Araújo, nas proximidades do Pop Center,
Um aditivo de seis meses chegou a ser solicitado pela empresa. O novo prognóstico apontava que a obra pudesse ser entregue até o início de maio.
- E os canteiros? Um projeto para revitalização do canteiro da Duque de Caxias está em análise junto à Secretaria do Tesouro Nacional. O recurso, solicitado através do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), incluiria paisagismo, mobiliário, a instalação de sete academias ao ar livre e de cinco pracinhas para a criançada, além da criação de áreas específicas para estacionamento.
Na Domingos de Almeida, no Areal, instalação dos abrigos de ônibus ainda precisa ser concluída; é uma das pendências (Foto: Jô Folha)
Domingos de Almeida
- O que ainda falta: Concluir a ciclovia - em trecho próximo à Escola Estadual Areal -, finalizar a colocação de piso em calçadas, além de sinalização e instalação de abrigos integram os principais pontos a cumprir.
Quem acompanha o andamento da obra de dentro do estabelecimento, admite: "Tá ficando bonito, mas tem que ter qualidade", resume Guilherme Meggiato, 31, ao acompanhar rachaduras crescerem na ciclovia, no início da Domingos de Almeida. "O abre e fecha de buracos também sempre me preocupou", acrescenta e faz referência à circulação de estudantes pelo local.
- Melhorias: A requalificação - incluída a duplicação entre as ruas José Nelcimar Laroque e Comendador Rafael Mazza - está orçada em mais de R$ 10 milhões. Estão previstos pavimentação, drenagem, ciclovia, calçadas, acessibilidade, placas de concreto nas paradas de ônibus, mobiliário e sinalização.
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